terça-feira, 21 de julho de 2009

MINHA LAPA ,MEU?


Alguém um dia me questionou para que serve uma associação de bairro. Na hora eu respondi que era uma entidade representativa dos moradores do bairro. Porém não fiquei satisfeito com a minha própria resposta e fui atrás de informações complementares.

No geral a definição pode ser algo assim. Associação dos moradores do Bairro, é a entidade que promove várias atividades em conjunto. Sua finalidade é promover amizade, comunicação e cooperação entre os moradores e vizinhos. São responsáveis pela manutenção da limpeza da região e do meio ambiente, no crescimento e desenvolvimento.

Acompanhando exemplo de algumas associações podemos notar que a atuação das entidades muda de acordo com o contexto e das características dos locais que representam, mais muitas tema as seguintes atividades.

Promovem o embelezamento ambiental, limpam os parques e as ruas da região, cortam as gramas e retiram os matos. Supervisão dos pontos de coleta de lixo. Desenvolvem programas de coleta de lixo reciclável.

Medidas de Prevenção (Desastres - Crimes) Instalam e fazem a manutenção da iluminação das ruas. Realizam treinamentos para a prevenção contra desastres, preparando-se para os casos de desastres inesperados.

Atividades Culturais e Recreativas
Com a finalidade de promover a amizade entre os moradores da região, realizam atividades esportivas, culturais e outros.

Participação das atividades de assistência social, arrecadação de fundos, auxílio nas campanhas e nas atividades voltadas para a saúde de forma voluntária.

E a mais importante. Comunicação e cooperação à prefeitura. É importante por que faz o poder publico olhar para o bairro e providenciar as obras de infra-estrutura necessárias.

Enfim, caminhando pelas ruas da Lapa deu a sensação de que alguma coisa estava faltando.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mapeamento dos buracos no Bairro da Lapa

Um levantamento feito, mostra que as ruas da lapa estão assim.
Av: Adão Pereira Nunes: 23 Buraco isso mesmo só em uma rua
Av: Rui Barbosa: 04
Rua Drº Miguel Heredia: 03
Rua: Riachuelo 05
Rua: Sete de Setembro 03
Rua: Manoel Moll 06
Rua: Manoel Monteiro: 04
Rua: Dos Goytacazes: 03
Rua: Gonçalves Dias 08

Total de Buracos: 59


Sem comentario


Ainda existe vida

Cadê a limpeza da Margem do Rio Paraiba


Até quando vão fica, sem fazer nada?

Sem comentario

Porque será que a Lapa, tem varios caso de DENGUE?
A foto fala por si.

LIXO

Beira rio ou Beira lixo?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Auto do Ururau

O Auto do Ururau - O espetáculo mostra o jongo, a mana Chica, a Folia de Reis (danças típicas de Campos) e histórias que mexem com o imaginário popular. No palco, os atores encenam o drama entre as relações de poder: Sinhazinha e Amaro mantém um romance inaceitável pelas oligarquias rurais, cuja história termina com o assassinato do sindicalista que, jogado no rio, se transforma num jacaré de cinco metros que ocupa o sino da igreja da Lapa e mata os ambiciosos que tentam recuperar a relíquia de ouro.

A peça se passa nos anos 30, século XX, e é baseada no livro de Osório Peixoto

Pensamento

“Por frágil que seja a influencia de minha opinião nos negócios públicos, o direito de votar basta para impor-me o dever de instruir-me a esse respeito”

J.J. Rousseau

Papel da Associação de Moradores

É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos do povo que paga os seus impostos.
E é importante lembrar que ao reivindicar os seus direitos, os MORADORES NÃO ESTÃO PEDINDO NENHUM FAVOR.
A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir a satisfação das necessidades que o mesmo apresentar. Assim cabe, também, definir junto da população residente, qual destas lutas são as mais prioritárias: segurança, transportes, recolha de lixo, posto de saúde, etc.

LAPA

Breve estaremos mostrando aqui , como está a LAPA, uma Bairro tradicionalmente conhecido, no entanto abandonado pelo poder publico.

Foto da Posse

O Mais Novo Vice-Presidente Leandro Henrique (Dengo)

Festa da Posse


O Mais Novo Presidente José Ricardo, (Begue)

Mais foto da posse


Os Moradores participando da Posse da nova Diretoria

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Posse


Festa da posse da nova Diretoria


Posse da Nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro da Lapa

Cais da Lapa

Os jovens de hoje ao olhar o Cais da Lapa, a Igreja e aquelas casinhas talvez nem imaginam a importância histórica deste cantinho do Paraíba para a cidade, ou, talvez nem saibam que uma das mais conhecidas lendas da cidade teve como palco principal este mesmo cais.

É difícil imaginar, como era no tempo em que homens destemidos e valentes – talvez uma herança histórica dos bravos guerreiros goitacazes – atracavam as suas “pranchas” de madeira, carregavam-na e transportavam as mercadorias rio abaixo até a pequena vila de São João da Paraíba do Sul, hoje São João da Barra. E, algumas “pranchas” eram vistas também trafegando por um trecho do Rio Muriaé até onde o nível das águas e das cachoeiras era navegável.

Mas, e o jacaré-do-papo-amarelo, cuja lenda ainda perpetua nos livros e nas salas de aula? Será afinal que ele existe? Bem, o Ururau como é popularmente conhecido, realmente existe e, no Jardim Zoológico da cidade serrana de Bom Jardim há um espécime dele. Quanto àquele que guarda o sino de ouro, não se sabe e, nunca se soube que houvesse nas proximidades do Cais um deles.

Hoje a Lapa virou um enorme estacionamento de veículos, local para que os flanelinhas façam a limpeza dos mesmos. E assim, as pessoas que passam por ali, que ficam à espera de um ônibus para as suas casas nem percebem o valor histórico e cultural deste lugar.

Espero que um dia o Cais da Lapa tenha o devido reconhecimento histórico, cultural e, principalmente turístico, cujos prefeitos possam colocar à disposição da população, e do turista que por aqui aparecer.

A Lenda do Ururau da Lapa

Conta a lenda que no ano de 1786, a filha de um coronel muito rico se apaixonou por um cortador de cana muito pobre. Esse tal coronel, senhor de muitas terras (que achava que tudo podia!) não gostou nada de saber que sua filha havia se apaixonado por aquele homem sem posses... Insatisfeito, resolveu dar um fim àquele amor, jogando o rapaz no rio Paraíba do Sul, bem em frente ao Convento da Lapa, onde o rio faz uma curva e dá à cidade de Campos uma de suas mais belas paisagens.

No Convento da Lapa, as freiras do dedicam-se, principalmente ao cuidado de meninas órfãs, algumas até abandonadas na porta da igreja. Ensinam a ler e escrever, ensinam os números, a costurar e bordar!

Pois bem, voltando a história do pobre rapaz, dizem que o Deus das Águas, indignado com tamanha violência do tal “Coronel” com o pobre apaixonado, resolveu transformar o rapaz num enorme jacaré de papo amarelo, o Ururau.

Só que um amor contrariado causa desvarios. Louco de saudades, nas noites de lua cheia, o Ururau vinha até a beira do rio tentando encontrar sua amada. E como não a via, acabava por levar uma das meninas que se abrigavam no Convento!

As freiras, desesperadas, tendo ouvido dos pescadores a causa de tantas perdas, foram procurar o tal Coronel, senhor malvado, que confessou seu pecado e prometeu em penitência mandar vir de Portugal um sino de ouro para o Convento.

Pescadores contam que quando o navio que trazia o sino dourado se aproximava do porto, o imenso jacaré estraçalhou o navio!!! O Ururau levou o sino para o fundo do rio, evitando assim que o Coronel pudesse ser perdoado.

Até hoje o gigantesco jacaré do papo amarelo toma conta do tal sino de ouro, no fundo do Rio Paraíba. E desde então, nas noites de lua cheia, quando se ouve o sino, uma das meninas do Convento sempre se vai com o Ururau.