segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cais da Lapa

Os jovens de hoje ao olhar o Cais da Lapa, a Igreja e aquelas casinhas talvez nem imaginam a importância histórica deste cantinho do Paraíba para a cidade, ou, talvez nem saibam que uma das mais conhecidas lendas da cidade teve como palco principal este mesmo cais.

É difícil imaginar, como era no tempo em que homens destemidos e valentes – talvez uma herança histórica dos bravos guerreiros goitacazes – atracavam as suas “pranchas” de madeira, carregavam-na e transportavam as mercadorias rio abaixo até a pequena vila de São João da Paraíba do Sul, hoje São João da Barra. E, algumas “pranchas” eram vistas também trafegando por um trecho do Rio Muriaé até onde o nível das águas e das cachoeiras era navegável.

Mas, e o jacaré-do-papo-amarelo, cuja lenda ainda perpetua nos livros e nas salas de aula? Será afinal que ele existe? Bem, o Ururau como é popularmente conhecido, realmente existe e, no Jardim Zoológico da cidade serrana de Bom Jardim há um espécime dele. Quanto àquele que guarda o sino de ouro, não se sabe e, nunca se soube que houvesse nas proximidades do Cais um deles.

Hoje a Lapa virou um enorme estacionamento de veículos, local para que os flanelinhas façam a limpeza dos mesmos. E assim, as pessoas que passam por ali, que ficam à espera de um ônibus para as suas casas nem percebem o valor histórico e cultural deste lugar.

Espero que um dia o Cais da Lapa tenha o devido reconhecimento histórico, cultural e, principalmente turístico, cujos prefeitos possam colocar à disposição da população, e do turista que por aqui aparecer.

Um comentário:

Edgard Pereira disse...

A lapa tem que ser tratada com respeito, um bairro tão bonito e de um valor histórico tremendo,não deve sofrer descaso das autoridades competentes fuiiiii.