terça-feira, 21 de julho de 2009

MINHA LAPA ,MEU?


Alguém um dia me questionou para que serve uma associação de bairro. Na hora eu respondi que era uma entidade representativa dos moradores do bairro. Porém não fiquei satisfeito com a minha própria resposta e fui atrás de informações complementares.

No geral a definição pode ser algo assim. Associação dos moradores do Bairro, é a entidade que promove várias atividades em conjunto. Sua finalidade é promover amizade, comunicação e cooperação entre os moradores e vizinhos. São responsáveis pela manutenção da limpeza da região e do meio ambiente, no crescimento e desenvolvimento.

Acompanhando exemplo de algumas associações podemos notar que a atuação das entidades muda de acordo com o contexto e das características dos locais que representam, mais muitas tema as seguintes atividades.

Promovem o embelezamento ambiental, limpam os parques e as ruas da região, cortam as gramas e retiram os matos. Supervisão dos pontos de coleta de lixo. Desenvolvem programas de coleta de lixo reciclável.

Medidas de Prevenção (Desastres - Crimes) Instalam e fazem a manutenção da iluminação das ruas. Realizam treinamentos para a prevenção contra desastres, preparando-se para os casos de desastres inesperados.

Atividades Culturais e Recreativas
Com a finalidade de promover a amizade entre os moradores da região, realizam atividades esportivas, culturais e outros.

Participação das atividades de assistência social, arrecadação de fundos, auxílio nas campanhas e nas atividades voltadas para a saúde de forma voluntária.

E a mais importante. Comunicação e cooperação à prefeitura. É importante por que faz o poder publico olhar para o bairro e providenciar as obras de infra-estrutura necessárias.

Enfim, caminhando pelas ruas da Lapa deu a sensação de que alguma coisa estava faltando.

Nenhum comentário: