segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Lenda do Ururau da Lapa

Conta a lenda que no ano de 1786, a filha de um coronel muito rico se apaixonou por um cortador de cana muito pobre. Esse tal coronel, senhor de muitas terras (que achava que tudo podia!) não gostou nada de saber que sua filha havia se apaixonado por aquele homem sem posses... Insatisfeito, resolveu dar um fim àquele amor, jogando o rapaz no rio Paraíba do Sul, bem em frente ao Convento da Lapa, onde o rio faz uma curva e dá à cidade de Campos uma de suas mais belas paisagens.

No Convento da Lapa, as freiras do dedicam-se, principalmente ao cuidado de meninas órfãs, algumas até abandonadas na porta da igreja. Ensinam a ler e escrever, ensinam os números, a costurar e bordar!

Pois bem, voltando a história do pobre rapaz, dizem que o Deus das Águas, indignado com tamanha violência do tal “Coronel” com o pobre apaixonado, resolveu transformar o rapaz num enorme jacaré de papo amarelo, o Ururau.

Só que um amor contrariado causa desvarios. Louco de saudades, nas noites de lua cheia, o Ururau vinha até a beira do rio tentando encontrar sua amada. E como não a via, acabava por levar uma das meninas que se abrigavam no Convento!

As freiras, desesperadas, tendo ouvido dos pescadores a causa de tantas perdas, foram procurar o tal Coronel, senhor malvado, que confessou seu pecado e prometeu em penitência mandar vir de Portugal um sino de ouro para o Convento.

Pescadores contam que quando o navio que trazia o sino dourado se aproximava do porto, o imenso jacaré estraçalhou o navio!!! O Ururau levou o sino para o fundo do rio, evitando assim que o Coronel pudesse ser perdoado.

Até hoje o gigantesco jacaré do papo amarelo toma conta do tal sino de ouro, no fundo do Rio Paraíba. E desde então, nas noites de lua cheia, quando se ouve o sino, uma das meninas do Convento sempre se vai com o Ururau.


Nenhum comentário: